Um espaço de convívio entre amigos, que acabou por se tornar um arquivo protegido por um só curador.

Preconceito e arrogância alemãs.

É ótimo quando certas situções-limite são atingidas e os disfarces postos de lado. Quem se equilibrava com enormes dificuldades em uma fingida cordialidade, imposta convencionalmente, chega a um momento em que vê-se livre dela e diz o que pensa. O caso aqui é a discussão entre jogadores da equipe argentina e da alemã.

Os mais ricos farão triunfar sua versão, claro, mas isso não impede que algumas palavras sejam ditas, buscando-se o máximo de precisão. Os argentinos falam de futebol e falam deles próprios como grandes executores dessa arte. Enfim, eles adotam o discurso segundo o qual jogam melhor que os outros. Decorre desse pressuposto que eles acham os outros inferiores futebolisticamente.

Na verdade, muitos acham isso, os brasileiros inclusive, mas não o dizem com tanta veemência. Contém as afirmações na sua crença na superioridade técnica.

Os jogadores da equipe alemã, em contrapartida, acharam de dizer que os argentinos são desonestos, que visam a induzir os juízes a erros e que são mal-educados. Em um segundo momento a sinceridade transbordou e alargaram os comentários a todos os sul-americanos. Isso vai além de futebol, obviamente.

Para os argentinos deve ter sido duro serem postos no mesmo grande grupo de sul-americanos, que eles sempre julgaram-se algo à parte, na verdade. Mas, calha bem ao retorno à realidade perceber que na hora da verdade, para um alemão, pouco importa que alguém seja argentino, brasileiro, chileno, paraguaio ou qualquer outro sudaca. No fundo é um ser desonesto, ardiloso e mal-educado que visa a induzir os árbitros a cometerem erros.

Espero, embora evidentemente não possa adivinhar resultados, que a Argentina atue coerentemente com sua crença em ter o melhor futebol e massacre os germânicos no retângulo verde. E pouco importa-me que os tedescos sigam sua trajetória – longa – de preconceitos de superioridade, desde que vejam confirmada a sua inferioridade futebolística.

E espero que percam e continuem dizendo que os sul-americanos são um conjunto de desonestos, ou seja, que continuem não compreendendo de que se trata, enfim.

3 Comments

  1. Severiano Miranda

    Andrei, o preconceito e a arrogância não são exclusividade alemã, comentários do Marca depois da derrota do Brasil:
    “Tomaaaaa Europa 1-Sudamérica 0. Ahora a por Uruguay”
    “A ver donde estan todos los chulitos sudamericanos que decian que este mundial era de ellos? que pasa, ya no escriben? Argentinitos: andá escribí algo boludo que tenés que decir ahora? jajajajajaaaa!! Y mañana pa’ casita porque los alemanes os van a dar castaña, que eso si que es un equipo, europeo, como los grandes, no como los pauperrimos sudamericanos”
    “Callo la primera sudamericana… quedara alguna mañana por la noche? Ghana – Holanda y Alemania – España!!! jajajajaja parece que los prepotentes son otros…”
    Eitaaa Copa… =)))

    • andrei barros correia

      Eu vi, Severiano. Entrei nos comentários do Marca e vi essa coleção de eurocentrismo espanhol. O que chamou atenção nos alemães é que foram os jogadores a falarem.

      Vi, também, um e outro comentário mais perspicaz – devem ser de sudacas – lembrando aos espanhóis que a fúria deles nunca passou das quartas-de-final.

      Na verdade, não acho a coisa mais improvável o Paraguai vencer a Espanha, embora todos a quem eu disse isso me olharam como a um louco.

      A equipe paraguaia é muito bem armada e compacta.

      Outra grande equipe é do Uruguai, inclusive com grandes talentos, como Forlán e Suárez. Creio que ganharão dos holandeses.

      Esperemos, pois vai ser muito engraçado se o Paraguai vencer a Espanha. Imagino que será um deserto de comentários no Marca.

  2. matheus bonart

    os alemaoes sao grossos,eu tenho um vizinho,o meu cachorro entrou no quintal dele,(ele nem fez xixi nem nada) e ele viu e ele começou a gritar comigo,(eu nem conhecia ele so sabia que ele era alemao pelas fofocas da rua)e ele gritou com o sutaque dele; tira esse cachoro daqui!!!! e ai eu vim e ele falou pra mim; -nao quero nenhum cachoro aki!!! nao quero nenhum cachoro aki!!!!!(eu coloquei cachoro pq ele fala assim) e eu disse; -ok,mas ele nao fez xixi nem nada!!!!fica tranquilo eu nao vou mais deixar meu cachorro ir ai.E ele ainda me acusou de jogar ovos na casa dele acretitam!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *