A 22 de abril de 1500, a expedição comandada por Pedro Alvares Cabral atinge a costa brasileira, na altura do que hoje é Porto Seguro, no atual estado da Bahia. Todavia, há uns episódios que devem ser considerados, embora nada tenham de desautorizadores da data comemorativa oficial.

Vicente Yáñes Pinzón era um homem rico, de Palos de la Frontera. Não se sabe precisamente a data de seu nascimento, nem o local de seu falecimento, em 1515. Em conjunto com alguns familiares, armou quatro caravelas e partiu de Palos, no princípio de dezembro de 1499. Depois de passarem por Cabo Verde, tomaram o rumo sudoeste. Em 20 ou 26 de janeiro de 1500, atingiram terra, a 8º de latitude sul, provavelmente no que hoje é o Cabo de Santo Agostinho, no atual estado de Pernambuco.

Batizaram o local de Santa María de la Consolación. Seguiram rumo noroeste, então, tendo chegado ao Rio Amazonas, que chamaram Marañón. Não há certeza quanto à descoberta do Amazonas e dizem alguns que Pinzón teria chegado ao Orinoco, na atual Venezuela.