Um espaço de convívio entre amigos, que acabou por se tornar um arquivo protegido por um só curador.

Países podem quebrar, mas sejamos otimistas!

Mapa do Otimismo

Mapa do Otimismo

No meio do ano passado, saiu uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup e pela Faculdade do Kansas (EUA), sobre os países mais otimistas do mundo. Bom, a meu ver não do mundo, mas foram incluídos na pesquisa 140 países e foram entrevistadas mais de 150.000 pessoas. A pesquisa envolveu telemarketing e visitas presenciais em países com acesso telefônico limitado. As pessoas responderam perguntas sobre acesso a condições básicas de sobrevivência, qualidade de vida, percepção sobre o governo e o que pensa sobre o futuro.

Muito bom, muito bem, eis que dentre estes, o Brasil está em segundo lugar como país mais otimista do mundo! Em primeiro está a Irlanda, e após o Brasil vem a Dinamarca e a Nova Zelândia. Veja pelo mapa que o mar na África definitivamente não está pra peixe… Imagina-se porque…

Segundo a pesquisa, pelo menos 90% das pessoas ao redor do globo disseram que nos próximos cinco anos a qualidade de vida estaria melhor do que está hoje! O estudo, foi apresentado durante a reunião anual da Associação de Ciências Psicológicas dos Estados Unidos, realizada em São Francisco, mostra que o otimismo é universal e sem fronteiras, e tende a crescer com a idade.

Veja só, que, com a nova notícia de insolvência, estão fora do páreo Irlanda e Espanha (que não está entre os primeiros, mas está bem na pesquisa), logo o Brasil figurará em primeirissímo lugar no ranking de otimismo, o problema nisso, é que quando começa a cair muita gente, corremos risco de cair junto né.

Fora isso há alguns fatores interessantes no mapa, Portugal por exemplo, é pessimista por natureza, e o Brasil ein, o que não faz propaganda política, deve ser por isso que se gasta cada vez mais em propaganda, o Brasil ta na frente da Dinamarca (eu tenho curiosidade de saber em que o dinamarqueses querem melhorar)!

PS1: A legenda está um tanto quanto fora de foco, mais escuro são menos otimistas, mais claros, mais otimistas. A título de curiosidade, os mais pessimistas são: Zimbábue, Egito, Haiti e Bulgária. Apesar de ficar tentado, não vou dizer que acho que o Brasil se encaixa melhor nessa lista.

PS2: Sobre Portugal ser pessimista, (até mais que o Marrocos), deve ser por causa do Fado, é muito triste o Fado (mas paro por aqui, porque mais triste ainda é o Fado Tropical… )

2 Comments

  1. andrei barros correia

    Severiano,

    Parece-me que o otimismo pode ser uma poderosa ferramenta de auto-estímulo.

    E pode ser burrice também.

  2. maria josé

    O pais do carnaval e do futebol tem que ser o mais otimista .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *