Nossos queridos Bira e Leila viajaram ao Peru, agora há poucos dias, e voltaram encantados. Pedi a Bira que relatasse suas impressões sobre a viajem, se isso lhe aprouvesse, claro. Felizmente, o espirituoso e perspicaz amigo aceitou o convite e escreveu sobre o que viu, no Peru.

Esses textos devem compor uma pequena série de cinco ou mais episódios, a serem postados aqui, na Poção. Não fica estabelecida uma periodicidade certa; ficamos a depender de Bira!

Adiante, a abertura:

Do que se trata.

Recentemente, dispus-me a visitar o Peru, como meu primeiro destino além Brasil. Imperioso ressaltar, por oportuno, que a escolha foi impiedosa e tolamente criticada por muitos, afinal, algumas pessoas não conseguem identificar algo interessante na América do Sul além de Buenos Aires, um pouco de neve ainda nas terras de Maradona e a pátria de Neruda.

Os textos que surgirão, se assim os posso chamar, são, na verdade, despretensiosas impressões de um sujeito que jamais havia ultrapassado as fronteiras tupiniquins, pouco tempo permaneceu nos Andes, bem como desconhece os postulados de Durkheim. Não são análises, portanto.

Trata-se, apenas, da tentativa de compartilhar particulares impressões sobre um lugar incrível e fascinante…O Peru.