A UEFA no começo desse mês, proibiu o uso de vuvuzelas ( as famosas “cornetas” usadas na Copa do Mundo desse ano) nas competições européias sob o argumento de que na África, elas traziam um tanto de folclore local aos jogos, coisa que não se repetiria na Europa, onde a tradição seria cantar.
Isso foi notícia há alguns dias, e eu não vejo, ou conheço, tanto sobre futebol para saber se a tradição por lá é realmente cantar ou não, na verdade eu não vejo tanto futebol para opinar na maioria dos casos, mas sempre faço uma confusão, afinal é futebol. Do que vi na Copa do Mundo, realmente se fazia uma zuada danada com as tais vuvuzelas.
Eis que algum tempo depois de eu ver a proibição nas notícias, vejo esse vídeo, de uma partida de pré temporada da Champions League, entre o Ajax da Holanda e o Dínamo de Kiev da Ucrânia, jogada no estádio Amsterdam ArenA. E… O povo canta, não só canta, como canta Three Little Birds, de Bob Marley. A bola deve ter rolado antes da hora no dia do jogo… De qualquer forma, com certeza a cantoria foi bem melhor do que a zuada das cornetas.
PS: Nota especial pra notícia de entrada do site do Ajax: “Brazil’s President pleased with Ajax shirt“, pô o Lula é tão popular quer até o Ajax que estar do seu lado… Tá fogo Serra, tá fogo!!!
Essa do Ajax com Lula foi ótima! 😀
Vevel,
A Fifa é uma associação criminosa. Essa estória das cornetas serem tradição na África do Sul é tão verdadeira como uma nota de 25 reais.
Sopravam-se cornetas, mas isso nada tinha com futebol, até porque nunca houve tradição de futebol na África do Sul.
O cara das cornetas de plástico deve ter dado dinheiro à Fifa e patrocinado essa tolice da tradição.
Rapaz, gostei do trocadilho com o lugar comum preferido dos narradores de futebol.
Na Argentina as torcidas cantam o jogo inteiro. E certamente qualquer coisa é melhor que aquelas cornetas.
Mas, voltando às inclinações criminosas da Fifa e o recente uso mal-intencionado do argumento cultural.
Imagina se um oportunista desses de plantão diz a meio mundo – e solta um dinheirinho para a Fifa, é claro – que a tradição cultural mais enraizada no Brasil é todo mundo ir a campo com um tambor…
Rapaz, é verdade, eu prestei muita atenção nessa história de cantoria dos europeus, e nem duvidei de que a informação anterior, a das cornetas como tradição, poderia ser falácia tambem…
De qualquer forma, o melhor foi mesmo o trocadilho! =)))
Pô, a falta da escrita mais a vontade me fez não conseguir encaixar Amsterdã, Bob Marley e a “bola”, na mesma frase… Mas deve ter sido das melhores partidas de futebol! Melhor mesmo, só estando lá!
A surpresa de encontrar Lula no site do Ajax quando tava escrevendo tambem foi boa, das felizes coincidências do hipertexto, sobre o qual tenho um texto pronto na cabeça, mas vai ficando pra depois, pra depois, pra depois… =)))