Reparem no adesivo no vidro traseiro.
O trânsito é palco da maior reunião simultânea de absurdos e infrações que há. Acredito que isso deva-se basicamente a dois fatores: primeiro, à existência de carros demais; segundo, ao profundo egoísmo dos condutores. Na raiz desse egoísmo profundo e dissimulado poderíamos apontar várias outras causas, mas então partiríamos para a regressão infinita.
O fato é que nos dizemos cordiais, simpáticos, solidários, ordeiros, mas somos bastante egoístas, na verdade. O condutor brasileiro típico age como se o mundo estivesse em função dele, como se as regras mais triviais pudessem ser flexibilizadas segundo sua conveniência imediata, como se seus interesses fossem o suficiente para reclamar a complacência dos restantes.
Sendo assim a mentalidade dominante, quase todos sentem-se muito à vontade para estacionar carros em locais proibidos, para ocupar vagas destinadas a deficientes físicos, para ocupar duas vagas por ter preguiça de estacionar o automóvel corretamente, para desrespeitar as faixas de pedestres, para violar os limites de velocidades, para parar em local inadequado, quando alguém vai descer ou subir, impondo que todos esperem e toda uma coleção de infrações.
Muito curiosamente, a maioria das infrações é cometida por veículos com adesivos de teor religioso, que são uma verdadeira praga de gafanhotos. Os adesivos mais comuns são Esse carro pertence a Jesus; Foi presente de Deus; Jesus, é dele que você precisa e o campeão de todos Deus é fiel.
Essa última frase, estampada em adesivos automotivos, Deus é fiel, mereceria um estudo acadêmico profundo, uma vez que é destituída de qualquer significado. Ora, Deus é fiel a quê, a quem e como? As pessoas parecem acreditar em uma espécie de intransitividade desse adjetivo, em um valor absoluto desse complemento, que ele não tem.
Se alguém diz que Deus é amarelo, tudo bem. Se diz que Deus é brasileiro, tudo bem, que embora cômico tem sentido. Mas, fiel e só, não diz coisa alguma! Acho que poderiam ir mais além e dizer Deus é fiel a mim, o que seria herético, mas teria sentido. Porém, essa estória de coerência discursiva é bobagem e, no fundo, quem nada diz é porque nada quer dizer.
Significativo é que os proclamadores de insignificâncias religiosas sejam precisamente os maiores violadores das normas de trânsito. Talvez queiram dizer que respondem a normas mais elevadas e, por isso mesmo, têm o direito de desprezar as mais triviais e humanas. Todavia, continua sendo curiosa postura essa, porque a figura tão proclamada em frases sem sentido teria ele mesmo afirmado que não visava a revogar a lei!
Acho que o adesivo serve ao propósito de propagar a sua superioridade diante dos infiéis. Pros pastores é propaganda pura. A propósito, ouvi hoje um documentário onde Galeano dizia que um dia ao caminhar pela manhã viu uma criança de dois anos dando bom dia às flores, à grama, etc. Refletiu então que nascemos todos pagãos e poetas; mudamos pra pior e chamamos a isso crescimento e desenvolvimento.
Julinho,
Tua interpretação é bem plausível. O fiel distingue-se dos infiéis até porque pode tudo, inclusive violar as leis.
O trecho de Galeano é precioso e não precisa de comentários.
Fenômeno semelhante se nota próximo a igrejas e escolas católicas. É uma completa balbúrdia no trânsito. Talvez se achem perdoados de antemão.
p.s.: perdeu o show do UFO em Recife. Rock das antigas, de primeira qualidade.
Escola é a tragédia e o retrato do desprezo pelas normas. Na verdade, o mais significativo: desprezo pela noção de igualdade formal.
Não existe o direito de impor problemas aos outros, no trânsito, porque está deixando crianças na escola.
Mas, é isso, ta todo mundo absolvido antecipadamente.
Incrivel cara, tava pensando nessa frase ‘Deus é Fiel’ ontem e acabei lendo aqui.
Faço das suas as minhas palavras.
Caro Andrei, já viste a bagunça e a sujeira que fica a Cruz Cabugá em dias de culto ( Assembleia e Universal) ? Tenho pena dos anjos quando esse povo for para o céu!
Tem também a poluição sonora. Se houver céu e esse pessoal for para lá, vão fazer propaganda para os anjos, se houver anjos…
Lembrei-me, agora, da última cena do Discreto charme da burguesia, de Buñuel. A morte chega e ninguém a leva a sério, oferece bebida, chama para sentar à mesa.
No céu essas pessoas devem ser assim, tentam convencer os anjos a cantar…
E o Adesivo da OPERAÇÃO LEI SECA que vemos estampados em centenas de carros por ai onde seus condutores estão completamente embriagados no volante cometendo várias infrações e muitas vezes tirando vidas inocentes.
Rapaz,me perdoem a expressão mais o que tem haver o C´ com as calças???
Se o individuo autor desta “grande” matéria queria criticar os religiosos,evangélicos sei lá quem mais,ele deveria ter sido mais direto em sua “bela” matéria sinalizando se a mesma é referente aos absurdos no transito ou aos Adesivos nos carros. agora aliar as merdas que fazem no transito aos adesivos religiosos dos carros foi TRÁGICO!
Deus é fiel sim, pois ele criou tudo, já os seus filhos são falhos, pecam e acabam banalizando o nome dele, é uma profanação sim ao nome de Cristo, a pessoa tem de pensar inúmeras vezes antes de colocar um adesivo desses, pois tentamos viver a imagem e a semelhança de Cristo algo que é extremamente difícil para não dizer impossível, então não julgues meu caro irmão pelos ruins, existem pessoas de boa e de má índole independente de crença e religião, Deus te abençoe, Jesus me ama e ama todos vocês por igual, independente do que temos ou fazemos, ele detesta o pecado mas ama o pecador, assim como eu.
Obs: Conheçam uma igreja evangélica, entrem lá sem preconceitos, já que vocês tem um bom nível de conhecimento, garanto que mal não fará a vocês.
A proposição deus é fiel não tem qualquer sentido, assim destituída de complemento.
Fiel a quê e a quem?
Quem não sabe fiel a quem é por que não vive a palavra. Deus é fiel às promessas que fez nas revelações da bíblia.
Promessas? É herético supor que um deus criador e absoluto faz promessas às criaturas, relativas.
Não faz sentido. Assim, humaniza-se e apequena-se o deus.
É uma pena que uma pessoa tão inteligente e de conhecimento tão aplausível ainda não tenha conhecido o verdadeiro sentido da Vida que é Jesus Cristo.
Preste atenção nestas palavras:
“Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.
Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.” Mateus 13
A frase onde se diz “Deus é Fiel” nada mais é do que uma afirmação da fidelidade de Deus aos que creem e seguem os seus mandamentos segundo a Bíblia Sagrada. É uma forma que algumas pessoas usam para expor à sua fé no Deus que nos criou e nos salvou com o Sangue do seu filho Jesus. Este é o único e verdadeiro Deus, que nos sonda e conhece cada um de nossos passos incluindo os seus.
A questão é como o amigo aí encima falou, pessoas sempre serão pessoas e não existem pessoas perfeitas. O certo seria que as pessoas cristãs andassem com prudência e não feito loucos no transito cometendo infrações, mas já parou pra pensar se você fosse criar um tópico para cada tipo de pessoa, crença e suas atitudes? Não são apenas cristãos com adesivos que cometem infrações, nem tampouco são os cristãos que deveriam fazer o certo e não fazem. A humanidade é assim! O erro das pessoas não faz de Deus infiel ou diminuído às atitudes humanas.
Eu creio que a paz que excede todo entendimento estará te visitando e lhe mostrando no seu íntimo o seu Poder e a sua Grandeza. Você será salvo e suas obras serão grandes em prol do Reino de Deus.
Tenha uma vida abençoada.
É herético adjetivar um Deus, exceto se ele tiver muitas porções humanas…