Um espaço de convívio entre amigos, que acabou por se tornar um arquivo protegido por um só curador.

Barcelona guanya al Santiago Bernabéu. Madrid avui és Catalunya.

Messi comemora em pleno Bernabéu.

Não sei catalão – como o título pode sugerir – mas o Google tradutor sabe, então… Bem, o Barcelona assumiu a liderança do Campeonato Espanhol, hoje, após derrotar o Madrid em pleno Santiago Bernabéu. Messi marcou apenas um, coitado, ele que contra os ingleses fizera quatro. Pedro Rodriguez ocupou-se de marcar o outro.

Meus caros Thiago e Severiano, castelhanos por adoção, por vocês lamento. Todavia, ainda há tempo de mudar de opinião e deixar de lado esses símbolos do franquismo, mais que de Castela, propriamente.

7 Comments

  1. Germano

    Um professor amigo meu, pediu informações sobre o doutorado em economia com um dos mais importantes microeconomistas do mundo. o Catalão Andreu Más-Colell http://www.econ.upf.edu/~mcolell/ca/index.html). Solícito, o professor afirmou que gostaria muito de ter um estudante brasileiro entre seus alunos. o Manual de microeconomia de Más-Colell é de alta densidade matemática e ousaria dizer que é o livro mais reverenciado no mundo (aqui em Recife vc pode encontrá-lo nas livrarias Cultura e SBS Internacional). Mas o professor Más-Colell respondeu em catalão a solicitação feita em inglês. Na macroeconomia, em especial teoria do crescimento econômico, que abusa dos modelos matemáticos e econométricos, outro catalão reina absoluto. O professor Xavier Sala-i-Martin, ex-presidente do Barça. Há uma boa história do Barça em seu site, evidenciado a filiação franquista do Real Madrid (http://www.columbia.edu/~xs23/home.html). Não gosto de futebol mas não deixo de apreciar uma boa derrota do time de francisco franco.

  2. Andrei Barros Correia

    Germano,

    O Barcelona tem significado além do futebol porque, como deves saber, foi o único símbolo da nacionalidade catalã permitido durante o franquismo. Tornou-se, então, muito forte, tanto como equipe de futebol, como quanto símbolo.

    É curioso que para tentar contrabalançar a imensa popularidade do Barça, criaram uma equipe chamada Espanyol, de quase nenhuma expressão.

    • Germano

      Andrei,
      nao sabia do Espanyol. Sei que na década de 40 o Barça se deixou golear pelo rival em protesto. O nome do estádio do Barça é de um ex-presidente do clube assassinado pelos franquistas. Penso – pois não sei – que deve ser odioso para um catalão, torcedor do Barça, aturar um time como o “real” madrid.

  3. Thiago Loureiro

    Sevé não gosta do Madrid não…

    o time do Barça desde o ano passado vem jogando MUITA bola… muito mais que o do Madrid…

    • andrei barros correia

      É, ele gosta da seleção argentina. É um passo para gostar do Barça, por causa de Messi. Mas, tem sempre a idéia de que Castela é o centro do mundo. Ai, as coisas ficam difíceis…

      Acho que o Barcelona vai fazer uma festa catalã em Madri, na final da Liga.

    • Germano

      quem é Savé?

      • andrei barros correia

        É Severiano, que escreve aqui, com Olívia e comigo.

        Ele atende por alguns apelidos. Thiago chama Sevé, eu me acostumei a chamar Vevel por conta do nosso amigo Rafael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *