Messi comemora em pleno Bernabéu.
Não sei catalão – como o título pode sugerir – mas o Google tradutor sabe, então… Bem, o Barcelona assumiu a liderança do Campeonato Espanhol, hoje, após derrotar o Madrid em pleno Santiago Bernabéu. Messi marcou apenas um, coitado, ele que contra os ingleses fizera quatro. Pedro Rodriguez ocupou-se de marcar o outro.
Meus caros Thiago e Severiano, castelhanos por adoção, por vocês lamento. Todavia, ainda há tempo de mudar de opinião e deixar de lado esses símbolos do franquismo, mais que de Castela, propriamente.
Um professor amigo meu, pediu informações sobre o doutorado em economia com um dos mais importantes microeconomistas do mundo. o Catalão Andreu Más-Colell http://www.econ.upf.edu/~mcolell/ca/index.html). Solícito, o professor afirmou que gostaria muito de ter um estudante brasileiro entre seus alunos. o Manual de microeconomia de Más-Colell é de alta densidade matemática e ousaria dizer que é o livro mais reverenciado no mundo (aqui em Recife vc pode encontrá-lo nas livrarias Cultura e SBS Internacional). Mas o professor Más-Colell respondeu em catalão a solicitação feita em inglês. Na macroeconomia, em especial teoria do crescimento econômico, que abusa dos modelos matemáticos e econométricos, outro catalão reina absoluto. O professor Xavier Sala-i-Martin, ex-presidente do Barça. Há uma boa história do Barça em seu site, evidenciado a filiação franquista do Real Madrid (http://www.columbia.edu/~xs23/home.html). Não gosto de futebol mas não deixo de apreciar uma boa derrota do time de francisco franco.
Germano,
O Barcelona tem significado além do futebol porque, como deves saber, foi o único símbolo da nacionalidade catalã permitido durante o franquismo. Tornou-se, então, muito forte, tanto como equipe de futebol, como quanto símbolo.
É curioso que para tentar contrabalançar a imensa popularidade do Barça, criaram uma equipe chamada Espanyol, de quase nenhuma expressão.
Andrei,
nao sabia do Espanyol. Sei que na década de 40 o Barça se deixou golear pelo rival em protesto. O nome do estádio do Barça é de um ex-presidente do clube assassinado pelos franquistas. Penso – pois não sei – que deve ser odioso para um catalão, torcedor do Barça, aturar um time como o “real” madrid.
Sevé não gosta do Madrid não…
o time do Barça desde o ano passado vem jogando MUITA bola… muito mais que o do Madrid…
É, ele gosta da seleção argentina. É um passo para gostar do Barça, por causa de Messi. Mas, tem sempre a idéia de que Castela é o centro do mundo. Ai, as coisas ficam difíceis…
Acho que o Barcelona vai fazer uma festa catalã em Madri, na final da Liga.
quem é Savé?
É Severiano, que escreve aqui, com Olívia e comigo.
Ele atende por alguns apelidos. Thiago chama Sevé, eu me acostumei a chamar Vevel por conta do nosso amigo Rafael.