Um espaço de convívio entre amigos, que acabou por se tornar um arquivo protegido por um só curador.

A segunda queda da Poção. O que são serviços como os do UOLHost.

O blogue foi retirado do ar pelo hospedeiro e perdeu-se todo o conteúdo, novamente. O terceiro início já é uma tarefa quixotesca que empreendo. Tive, ontem, muita raiva e as consequências habituais disso: insônia e dor de cabeça. Claro que aconteceram equívocos informáticos. Mas, principalmente, aconteceu uma enorme ineficiência e mesmo uma patifaria do mantenedor do domínio, o UOLHost.

Vou explicar o mais brevemente possível. Precisamente em 11/08/2009 pedi o registro, no tal UOLHost, de dois domínios: apocaodepanoramix.com e apocaodepanoramix.com.br. Ambos os pedidos foram feitos a partir dos mesmos dados cadastrais meus, obviamente. Os dois domínios estavam disponíveis e, portanto, bastava que se fizessem os pagamentos. Eles foram realizados, por meio de cartão de crédito.

Acontece que o UOLHost registrou o domínio .com e não registrou o .com.br. Isso, muito embora tenham sido pagos os dois. Trata-se de erro, de ineficiência, enfim. Posteriormente, à vista do hospedeiro ter os dois domínios, tentei novamente o registro do domínio .com.br. Como o sistema do UOLHost é feito para não funcionar corretamente, fiz novo pedido de registro e paguei novamente.

Todavia, permaneceram no erro e não fizeram o registro do domínio. Inclusive, a página de controle do UOLHost aponta que sou credor de R$ 30,00, ou seja, de dois pagamentos de R$ 15,00, relativos às duas tentativas. Quer dizer, não há dúvidas de que paguei pelos serviço, que não foram prestados.

Entrei em contato com o UOLHost, por meio do chat deles, tentando manter o máximo de paciência. Ninguém ignora o teste de civilidade que são esses contatos com atendimentos aos clientes. O que esperava aconteceu. Mantive uma conversa quase surreal com o atendente. Disse-me o funcionário do UOLHost que o problema era o CEP (código postal) que estava errado!

Ora, o CEP (código postal) informado foi o mesmo para o pedido que deu certo e para o que deu errado! Estava claro que se tratava apenas de uma desculpa sem qualquer fundamento. Corroborando isso, mais adiante na conversa, o atendente disse-me que o problema tinha sido meu CPF (número de contribuinte), que estava errado. Até as nuvens do céu sabem que esses sistemas não aceitam CPFs errados. E, os dados cadastrais são únicos, ou seja, informa-se o CPF uma só vez e ele estava certo para o registro que foi realizado!

Enfim, atendimentos desse tipo preferem tentar enganar o cliente e leva-lo por uma trajetória kafquiana a reconhecer o erro e resolver o problema. Essa é sua estratégia de atuação e o consumidor que se entenda com a sensação de absurdidade e de estar sendo evidentemente lesado e obrigado a escutar desculpas pueris. São maravilhas do capitalismo de serviços sem regras, selvático.

4 Comments

  1. André Raboni

    Absurdos do proto-capitalismo tupiniquim.

  2. Andrei Barros Correia

    Pois é. Nesse caso ainda há a possibilidade de trocar o prestador do serviço e recomendar a todos que façam o mesmo.

    Mas, e no caso das conexões de internet? Aqui em Campina Grande, por exemplo, só há velox e os 3G de mentira. A OI sente-se plenamente à vontade para prestar um serviço péssimo.

    Quando chegar a GVT – não que seja boa ou ruim, mas é outra – vão se apressar a baixar preços e oferecer conexões melhores.

    Enfim, a prática é divorciada do discurso e você ainda se vê compelido a ouvir discursozinhos de maravilhas da competição, capitalismo moderno, inovações tecnológicas salvadoras e outras bobagens desse tipo.

  3. André Raboni

    Andrei,

    A possível chegada de uma outra GVT (entendedo-a apenas como epígono de uma concorrência qualquer) fará com que a OI baixe os preços, e, replicadamente ao que aconteceu aqui no Recife, a empresa não informará aos seus clientes da novidade. Ficará para os mais abonados ou sortudos, em termos de informação, descobrir o fato.

    Mudando um pouco de assunto, a resposta do camarada da UOLHost lá no Acerto de Contas (http://acertodecontas.blog.br/economia/cronista-do-acerto-de-contas-na-bronca-com-o-uol/) foi simplesmente risível.

    Interessante que tenha se prestado ao tolo papel de ir lá, nu domingo de tarde, para dar alguma satisfação qualquer, como se isso fosse conceder à empresa algum caráter de responsabilidade e preocupação para com seus clientes.

    Mais uma vez, as paarências suplantam as competências. Disseste bem quanto inseriu-os na categoria “capitalismo das cavernas”, e foi disso que tirei o subtítulo do post lá no blog.

    Um grande abraço, e força para recomeçar essa empreitada da Poção de Panoramix!

  4. maria josé

    Não desanimem ,é importante continuar com este trabalho .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *