La ultima cena, de Marcos Zapata.
Essa tela impressionante encontra-se na Catedral de Cusco, antiga capital do Império Inca. É um belo exemplar da escola cusquenha de pintura, que vicejou nos séculos XVII e XVIII. Um elemento destacado é a presença de aspectos culturais locais nas representações de cenas clássicas do cristianismo.
Na última ceia acima pode-se notar que o prato principal é um cuy, um porquinho do mato, muito apreciado no Perú. Estão presentes outros alimentos típicos da região, como o milho e as batatas. Ocupam os lugares dos tradicionais carneiro e pão de trigo, comuns às representações pictóricas de matriz européia.
Sincretismo religioso a toda prova.
Andrei,
De acordo com a ética alimentar dos judeus (kashrut), que não comem carnes de porcos (nem de lebres, coelhos e camelos), essa tela pode ser considerada uma heresia.
Se um hebreu observasse essa tela e a chamasse de herege, seria uma infâmia contra a boa arte meio barroca, meio cusquenha.
Ah, complementando,
A representação da tela em questão, claro, é cristã, mas Cristo era judeu, assim como seus seguidores presenciais, e ao que tudo indica, não comiam porquinhos, nem do mato, nem de chiqueiro…
Mas, descontextualizando pra cometer uma heresia voluntária, diria Cortázar (meu vício de ultimamente…):
“Nous sommes tous des juifs allemands!”
André,
O comentário de Cortázar é precioso e sutilíssimo, a despeito de parecer avassalador.
Realmente, as imagens são heréticas. O artista cusquenho talvez tenha captado amplamento o sentido de nova aliança.
Já vistes o anjo Letiel do Maestro de Calamarca?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Cuzco
As cores são vivas. O verde das pernas parecem varas de bambu. As asas são suntuosas; embora sutis. Uma cara europeia numa representação cusquenha. Bom de se ver.
Essa não tinha visto. As cores são exuberantes e falta quase completamente perspectiva. Muito bonita.
Na verdade, meus poucos conhecimentos limitam-se às pinturas da Catedral de Cusco. A maioria de Zapata e Tito. Todas com motivos religiosos, o que chama bastante atenção para o sincretismo.