Joseph Ratzinger
Joseph Ratzinger, o Bispo de Roma, disse que os católicos devem fazer penitência, em face dos ataques que a Igreja Romana vem sofrendo. Sintomaticamente, Ratzinger não se refere à razão dos ataques e sua elocução sugere a existência de uma campanha articulada e desmotivada.
Não é extamente isso que acontece, porque mesmo que possa dar-se alguma campanha articulada, os motivos são bem claros e foram fornecidos por sacerdotes romanos. Molestar sexualmente menores de idade é conduta ilícita na enorme maioria dos países onde o catolicismo romano é forte. Ora, é caso de polícia e de justiça, portanto.
Por outro lado, recomendar penitência aos católicos é uma nem tão sutil maneira de diluir responsabilidades. Se alguém poderia ou deveria penitenciar-se – abstraindo-se da utilidade prática disso – eram os sacerdotes que cometeram crimes. A sugestão chega a ser agressiva com quem não praticou condutas ilícitas, na medida que imputa responsabilidade coletiva a quem não a tem.
Outra vertente do discurso do Bispo é o perdão. Concordo que criminosos podem pedi-lo às suas vítimas. Mas, dai a crer que elas estão obrigadas a concedê-lo vai uma enorme distância. A que medeia o arrependimento e a arrogância.
Se forem buscar mais no passado de Ratzinger vão encontrar facilmente a foto dele bem sorridente com uma metralhadora para matar russos na segunda guerra. Se pesquisarem mais é até possível que encontrem algum caso de pedofilia dele na diocese que ele chefiou na Alemanha e que já teve até um bispo pedófilo investigado e punido na justiça comum. O que Ratzinger está fazendo é mesmo misturar as cinzas do vulcão com a água da geleira e criar uma cortina de fumaça que lhe dê alguma trégua… mas gostaria muito de vê-lo encurralado no seu vaticanozinho com medo de que algum juiz de coragem emita um mandado de prisão contra ele por genocídio (promoção da AIDS no mundo) e encobertamento da verdade (proteção aos padres pedófilos).
Sidarta…
Sempre com a sutil e perspicaz ironia.
Bom vê-lo por aqui!
Pedófilo no dos outros é Ratzinger.
Sidarta ,seria muito bom mas isto provavelmente não vai acontecer.
Tem mandado de prisão esperando por ele no Reino Unido. Não é nada , não é nada…