Um espaço de convívio entre amigos, que acabou por se tornar um arquivo protegido por um só curador.

Mário Soares quer o quê, afinal?

Doze anos depois dos Cravos, Mário Soares iniciava seu decênio presidencial. Pode soar muito simplificador, mas sempre pareceu que sonhava ser Mitterrand, ou seja, o rei sem coroa, o árbitro charmant de todos os litígios nacionais.  Ainda tentando catalisar os interesses populares a partir de alguma sedução do homem sábio sem ser o puro intelectual. E disposto a conversar com as grandes corporações.

Politicamente, a fórmula esgotou-se, o que ficou evidente em 2006. E agora, como é próprio das fórmulas esgotadas, parece que evolui para a sabotagem partidária. O alvo é o senhor da fotografia à direita, o poeta Manuel Alegre. Ele tem condições objetivas de vencer as presidenciais deste ano de 2010, candidatando-se pelo PS.

A despeito disso – ou, talvez, exatamente por isso – o senhor da fotografia à esquerda manobra contra a escolha de Alegre no partido que ambos integram. Soares, nessa pouco nobre missão, não tem grandes possibilidades de êxito, então, pergunta-se: o que ele quer realmente?

3 Comments

  1. Julinho da Adelaide

    Andrei, esse ano convivi com politicos mais que merecia e muito mais que gostaria, mas aprendi que eles, quando entram em uma luta assim, aparentemente sem sentido, estão querendo negociar alguma fatia. É o famoso “criar dificuldades para vender facilidades”.

  2. andrei barros correia

    Julinho,

    O mais provável é que seja como disseste. O problema é calcular corretamente os limites da estratégia, para não perder tudo.

  3. Domingos Sávio

    Julinho la patativa do Assaré. Comungo contigo dessa mesma decepção. Não é que eu também andei mal acompanhado , mais precisamente no ano passado? Caímos, ao que parece, no velho e sempre novo conto do político honesto, vítima de conchavos, etc e tal. No final a panela é a mesma. Quando fomos abrir ela fedia mal tanto quanto os outros que terminaram no final abraçando-se felizes. Dando-nos a entender que sempre estiveram juntos e tudo não passou de jogo de cena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *