No meio do ano passado, saiu uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup e pela Faculdade do Kansas (EUA), sobre os países mais otimistas do mundo. Bom, a meu ver não do mundo, mas foram incluídos na pesquisa 140 países e foram entrevistadas mais de 150.000 pessoas. A pesquisa envolveu telemarketing e visitas presenciais em países com acesso telefônico limitado. As pessoas responderam perguntas sobre acesso a condições básicas de sobrevivência, qualidade de vida, percepção sobre o governo e o que pensa sobre o futuro.
Muito bom, muito bem, eis que dentre estes, o Brasil está em segundo lugar como país mais otimista do mundo! Em primeiro está a Irlanda, e após o Brasil vem a Dinamarca e a Nova Zelândia. Veja pelo mapa que o mar na África definitivamente não está pra peixe… Imagina-se porque…
Segundo a pesquisa, pelo menos 90% das pessoas ao redor do globo disseram que nos próximos cinco anos a qualidade de vida estaria melhor do que está hoje! O estudo, foi apresentado durante a reunião anual da Associação de Ciências Psicológicas dos Estados Unidos, realizada em São Francisco, mostra que o otimismo é universal e sem fronteiras, e tende a crescer com a idade.
Veja só, que, com a nova notícia de insolvência, estão fora do páreo Irlanda e Espanha (que não está entre os primeiros, mas está bem na pesquisa), logo o Brasil figurará em primeirissímo lugar no ranking de otimismo, o problema nisso, é que quando começa a cair muita gente, corremos risco de cair junto né.
Fora isso há alguns fatores interessantes no mapa, Portugal por exemplo, é pessimista por natureza, e o Brasil ein, o que não faz propaganda política, deve ser por isso que se gasta cada vez mais em propaganda, o Brasil ta na frente da Dinamarca (eu tenho curiosidade de saber em que o dinamarqueses querem melhorar)!
PS1: A legenda está um tanto quanto fora de foco, mais escuro são menos otimistas, mais claros, mais otimistas. A título de curiosidade, os mais pessimistas são: Zimbábue, Egito, Haiti e Bulgária. Apesar de ficar tentado, não vou dizer que acho que o Brasil se encaixa melhor nessa lista.
PS2: Sobre Portugal ser pessimista, (até mais que o Marrocos), deve ser por causa do Fado, é muito triste o Fado (mas paro por aqui, porque mais triste ainda é o Fado Tropical… )
Severiano,
Parece-me que o otimismo pode ser uma poderosa ferramenta de auto-estímulo.
E pode ser burrice também.
O pais do carnaval e do futebol tem que ser o mais otimista .