[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Bkoakm33I-w&hl=pt_PT&fs=1&]
Ouvi a música de Chico Buarque antes de ler Bola de Sebo, de Guy de Maupassant. Assim que li o livro – isso já há bastante tempo – pensei na música. Geni é uma Bola de Sebo alegórica.
Na época da ocupação prussiana na França, à volta de 1870, os burgueses de uma pequena cidade querem fugir. Há, na cidade, uma prostituta desprezada por todos, Bola de Sebo. O comandante alemão aceita passar um salvo-conduto para os amedrontados franceses de posses, desde que Bola de Sebo deite-se com ele.
Ela, a princípio e a despeito da profissão, encara a tarefa com certo asco. Tinha sentimentos próprios e, antes de tudo era francesa. Mas, aceita. Cumprida a missão e obtidos os salvo-condutos, volta a ser sumariamente desprezada, como antes, embora tenha sido a salvação dos que a desprezavam!
Isto é o ser humano , sem respeito , sem gratidão .Na verdade ela é que teve respeito independente do seu sentimento de asco e de ser desprezada.
Concordo, a nobreza estava em Bola de Sebo e na Geni. Mas nossa vida toda orientada para a mentira leva-nos a chamar de nobre o que é vil.